A Disfunção Temporomandibular, mais conhecida como Bruxismo refere-se ao hábito de pressionar e ranger os dentes, ou seja, quando os dentes entram em contato de maneira forçada, podendo vir acompanhado de sons ou não, é comum principalmente durante o sono.
A forma com que temos acesso as informações, a alta demanda de trabalho e competitividade nas empresas e a rotina cada vez mais estressante, fazem com que nosso corpo sintomatize de diversas maneiras.
O paciente com bruxismo, gera uma pressão não fisiológica sobre o sistema mastigatório, podendo resultar em diversos sintomas, como dor nas articulações, enxaquecas, dor na ATM, trincas e fraturas nos dentes, dor muscular, lesão cervical não cariosa, dificuldade de mastigação, limitação na abertura da boca e ate mesmo problemas de sono.
O tratamento do bruxismo ainda é algo bastante discutido na literatura, porém amenizar os sintomas é de extrema necessidade e importância. A maioria dos casos conseguimos resolver com a confecção de placas miorrelaxantes, planejadas para levar a mandíbula para a posição mais anatomicamente confortável, além disso, podemos associar com o uso de botox, laserterapia, agulhamento e termoterapia.
Para o diagnostico, os pacientes que apresentarem alguns desses sintomas devem procurar por um Cirurgião Dentista para determinar a causa do problema, e também irá prescrever o melhor tratamento para o seu caso!